O professor Laércio Cavalcante, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), está entre os melhores pesquisadores do mundo, segundo ranking do portal acadêmico Research.com.
Na área de química, Laércio Cavalcante é um dos 117 pesquisadores do Brasil, segundo o ranking. A sua investigação centra-se na química dos materiais e na fotoluminescência, mas também em diferentes tungstatos e molibdatos, estudando as suas propriedades multielectrónicas (catalíticas, bactericidas, sensoriais e capacitivas). Tudo isso eleva para 7.338 vezes o número de citações ao trabalho científico do professor.
Para definir os melhores cientistas em diversas áreas do conhecimento, a plataforma considera o número de artigos publicados e a quantidade de citações dentro de uma disciplina. As informações foram coletadas em dezembro de 2022 e divulgadas agora em julho.
Laércio comemorou esse feito enfatizando a importância de sua pesquisa científica e de sua contribuição para a sociedade. “Esse resultado mostra que a universidade é mais do que ensino e extensão, ele também enfatiza um de seus pilares igualmente importantes: a pesquisa. É um reconhecimento do meu trabalho como pesquisador e do avanço contínuo da pesquisa e do meu trabalho. Reflexão de ser citado como referência”, enfatizou o professor.
Com esse reconhecimento, o professor vislumbra um futuro melhor para a Ciência e para a Uespi como instituição de referência.
O professor Laércio também está empenhado em formar novos cientistas. Como professor da Universidade, seu trabalho se caracteriza por estimular o pensamento crítico dos alunos e promover a pesquisa científica.
Paula Sampaio (com informações do Governo do Estado)
Fonte: Cidadeverde.com