![]() |
Foto: Ascom |
O porto de Luis Correa, no litoral do Piauí, recebeu uma segunda draga que será responsável pela dragagem do canal externo. A draga tem 80 metros de comprimento, 15 metros de largura e tanque de combustível com capacidade de 2.300 metros cúbicos, é uma das dragas mais modernas do mundo e é fabricada na Holanda.
Dragagem é o processo de retirada de sedimentos do fundo do mar, permitindo a operação e atracação de embarcações de médio e grande porte em cais de pesca. Devido à operação simultânea de duas dragas, o andamento das dragas será avançado, e o Porto de Luis Correa poderá em breve receber navios de grande e médio porte.
As obras
No dia 25 de maio, durante cerimônia de assinatura do despacho de início dos serviços de construção, foi anunciado que neste mês de dezembro foram concluídas a primeira fase do Porto de Luis Correa – Píer de Pesca e a dragagem do Canal do Rio Igarazu. Serão investidos R$ 90 milhões, o maior montante de recursos já destinado por um governo estadual a obras públicas.
O Terminal Pesqueiro Luis Correa deverá revitalizar um setor de grande importância económica e social, através da atualização de procedimentos e processos de produção na cadeia do pescado.
O projeto prevê também a ampliação do complexo portuário para criar um porto operacional que proporcionará acesso a turistas e transporte de cargas. O porto está idealmente localizado próximo ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, à Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE) e à BR 343.
O Porto de Luis Correa é o único porto público do Piauí, com área total de 180 hectares. Fica a 18 quilômetros da cidade de Parnaíba e a 336 quilômetros da capital Teresina.