O Balé Folclórico do Piauí estreia neste domingo, 24, no Theatro 4 de Setembro

 

Balé Folclórico do Piauí: Uma Celebração da Cultura em Movimento

Teresina, 22 de março de 2024 – Neste domingo (24), o Theatro 4 de Setembro será palco de um momento histórico para a cultura piauiense: a estreia do Balé Folclórico do Piauí. A partir das 19h, com entrada gratuita, o público poderá se encantar com um espetáculo que celebra a riqueza e a diversidade das danças folclóricas do estado.

Raízes Profundas:

Sob a direção da renomada coreógrafa Luzia Amélia, o Balé Folclórico do Piauí nasce com a missão de preservar e fortalecer a identidade cultural do estado. Através da dança, o grupo dará vida a diferentes manifestações folclóricas, conectando o público com as raízes mais profundas do Piauí.


Elenco de Talentos:

Composto por 12 bailarinos talentosos, o Balé Folclórico do Piauí reúne artistas experientes e jovens promessas da dança. A equipe é formada por: Carol Azevedo, Isayas Reis, Juliana Marcia, Larissa Almeida, Marcos Wonks, Marcus Antoni, Maria Cavalcante, Mike Lee, Nicolle Valentine, Rhenan Rodrigues, Sammya Tamires e Yago Silva.

Um Legado em Movimento:

A criação do Balé Folclórico do Piauí representa um marco importante para a cultura do estado. O grupo resgata o legado da primeira versão do Balé, que existiu entre 1997 e 2003, e o reinterpreta para o público contemporâneo.

Espetáculo Inaugural:

Na noite de estreia, o público terá a oportunidade de apreciar duas coreografias especiais:

  • Hino do Piauí: Uma versão coreografada do hino do estado, reverenciando a história e a tradição piauiense.
  • Pagode de Amarante: Uma apresentação vibrante que celebra essa importante manifestação folclórica do município de Amarante.

Homenagem aos Pioneiros:

O espetáculo também prestará homenagem aos bailarinos que integraram a primeira versão do Balé Folclórico do Piauí, reconhecendo sua importante contribuição para a dança folclórica no estado.


Representatividade e Diversidade:

O Balé Folclórico do Piauí tem como objetivo representar a rica diversidade cultural dos 225 municípios do estado. Através da dança, o grupo levará ao público a riqueza dos folguedos, danças e outras manifestações culturais piauienses.

Luzia Amélia: Uma Pioneira da Dança:

A coreógrafa Luzia Amélia, idealizadora do projeto, dedicou mais de 30 anos de sua carreira à pesquisa e à valorização da dança folclórica piauiense. Seu trabalho resultou em um repertório amplo e diversificado, que inclui espetáculos como "Dança do Calango", "Piauiês" e "Mercado Central", que serão revisitados pelo Balé Folclórico.

Um Futuro Promissor:

O Balé Folclórico do Piauí surge como um projeto promissor, com o potencial de fortalecer a identidade cultural do estado, fomentar o turismo e revelar novos talentos da dança. Sua estreia marca o início de uma nova era para a cultura piauiense, celebrando a tradição em movimento.

Atualmente, o Balé Folclórico tem à frente a sua fundadora Luzia Amélia e a bailarina Andrea Barreto, integrante do elenco inicial do Balé Folclórico e conta com a assistência de coreografia da coreógrafa Samara Rocha, também integrante do elenco inicial. FICHA TÉCNICA DIREÇÃO GERAL: Luzia Amélia VICE DIREÇÃO E PRODUÇÃO: Andreia Barreto ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Jefferson Duarte ASSISTENTE DE ENSAIO: Samara Rocha CRIAÇÃO DE FIGURINO: Luzia Amélia PRODUÇÃO DE FIGURINO: Aureni Oliveira


#BaléFolclóricoDoPiauí #Cultura #Dança #Identidade #Tradição #Estreia #Theatro4DeSetembro #Piauí

Via Piauí

Construindo um Estado de Felicidade em nosso Piauí.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato